Quem tem medo do Halloween?

0

            Nos últimos anos temos presenciado o crescimento das comemorações referentes ao Halloween no Brasil. Aqui, este dia ficou conhecido como Dia das Bruxas e é comemorado no dia 31 de outubro. Assim, como nos Estados Unidos, tem-se criado o hábito de realizar comemorações em que as pessoas se fantasiam de monstros, fantasmas, bem como a distribuição de doces.

            Mas quando e onde surgiu o Halloween? Acredita-se que ele surgiu em algum momento entre o século XIV e o século XVIII. Seu surgimento tem total relação com a cristianização das áreas que praticavam o Samhain (Irlanda, Escócia e País de Gales), pois durante a cristianização da Europa, era muito comum criar festividades cristãs na mesma data em que eram realizados festivais pagãos buscando com isso apagar os traços da religião anterior.

 Para ficar mais claro, vamos aos detalhes. A Igreja possuía uma festa chamada All Saints Day (Dia de todos os Santos) que era celebrada em maio quando os romanos celebravam um festival para afastar espíritos malignos. Porém, no século VII, o papa Gregório III acabou transferindo essa celebração para 1º de novembro, exatamente a data em que era comemorado o Samhain. Esta festa, a princípio, acontecia somente em Roma, mas o papa seguinte, chamado Gregório IV, decidiu estendê-la para todos os fiéis da Igreja.

Especula-se que  talvez essa ação possa ter sido tomada para enfraquecer a festa pagã nas Ilhas Britânicas, porque, apesar da cristianização, a resistência das tradições pagãs na área era grande, mas não se tem 100% de certeza sobre essa intenção dos papas.

Desta maneira, iniciou-se uma grande tradição em países como a Inglaterra, que, em 1º de novembro, celebrava o dia de todos os santos (All Saints Day ) e, em 2 de novembro, celebrava o dia de orar pelos mortos (All Souls Day ). Com isso,o dia 31 de outubro acabou transformando-se em All Hallows’ Eve,o que significa “véspera do Dia de Todos os Santos”.

Esta celebração de 31 de outubro acabou incorporando inúmeras características da época do Samhain. Assim, algumas associações podem ser feitas entre as práticas realizadas na festa pagã e a festa cristã como o uso de fogueiras, as pessoas passando de porta em porta.

Como colocado anteriormente, esta tradição remonta à cultura britânica (ingleses, escoceses, galeses e irlandeses), mas hoje, nos Estados Unidos percebemos de maneira mais popular essa tradição. Ela veio para os EUA em meados do século XIX, momento em que muitos Irlandeses se mudaram para os Estados Unidos devido à grande fome e à situação precária que viviam no seu país. Consigo, levaram essa tradição que inicialmente ficava restrita aos irlandeses, mas na virada do século XIX para o século XX se popularizou e começou a ser praticada pela sociedade norte-americana e acabou por transformar-se em uma das festas mais tradicionais dos Estados Unidos. E como a cultura americana também se popularizou, a festa espalhou-se pelo mundo todo.

No Brasil cada vez mais percebemos comemorações relacionadas ao Dia das Bruxas. Com isso, surgiu um movimento buscando resgatar elementos do nosso folclore. Desta maneira, foi criada a Lei nº2.762  em 2003 que determina o dia 31 de outubro como o dia do Saci. Buscou-se esta data numa tentativa de exaltar o folclore Brasileiro.

Cada cultura fez suas adaptações com relação à comemoração do Halloween, seja em relação às festas, brincadeiras, fantasias. No mundo globalizado de hoje, somos influenciados cada vez mais e aspectos de diferentes culturas permeiam nossos dias. O mais valioso disso é entender e se divertir com o costume, cada um à sua maneira.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook