Lojas Wessel – Escritório | Escolar | Papelaria | Livraria

A volta às aulas é sempre um momento delicado na rotina das famílias, não é mesmo? Depois de um tempo de descanso perto dos familiares, nossos filhos precisam novamente pegar o ritmo da escola

A vida mais livre e sem horários muito definidos dá lugar ao dia a dia atribulado da sala de aula, com horários para dormir e fazer as refeições, sem contar o tempo dedicado às tarefas escolares que devem ser realizadas em casa.

Acostumar com tudo isso de novo parece algo difícil, mas os pais podem ajudar a tornar esse momento mais tranquilo para as crianças.
Confira nossas dicas:

Organize a rotina

O indicado é começar a organizar a rotina alguns dias ou até uma semana antes das aulas iniciarem. Essa tarefa pode começar com os horários de dormir e acordar, que tendem a ser o desafio principal na volta às aulas.

Outra boa estratégia é já ajudar os filhos a organizarem o material para ir à escola. Já separe a mochila, o estojo com lápis, caneta e borracha, além dos livros didáticos. Tudo isso já ajuda as crianças a entrarem novamente no clima da escola.

Cuide da alimentação

Durante as férias, é comum que a rotina alimentar saia dos eixos e muitas guloseimas nem tão saudáveis assim entrem no cardápio, não é mesmo? Aos poucos, assim que o período de descanso vai chegando ao final, a rotina alimentar saudável também precisa ser retomada.

Além de voltar ao cardápio mais balanceado, retome também os horários das refeições. Como a tendência é comer mais nas férias, o organismo já fica habituado a beliscar guloseimas entre as refeições. Para retomar a rotina normal, insira iogurte e frutas nesses intervalos entre as refeições.

Prepare o local de estudo

O espaço de estudo é um local que costuma ser esquecido durante as férias. Pode ser até que ele tenha dado lugar a brincadeiras. Antes das aulas começarem, é importante reorganizá-lo para que esteja tudo pronto para a retomada da rotina escolar.

Aproveite o momento de reorganização junto com seu filho para já deixar tudo o que é relacionado às aulas nesse espaço de estudo, desde livros e cadernos a documentos e mochila. Dessa forma, vai ser mais fácil encontrar tudo o que for necessário quando a rotina pesada das aulas tiver começado.

Incentive seu filho para a volta às aulas

É comum algumas crianças se sentirem desanimadas com a volta às aulas. Afinal, quem não gosta de curtir umas férias, livre de muitos compromissos e obrigações, não é mesmo? Para amenizar o desânimo, tente conversar com seu filho para que ele veja os aspectos positivos de retomar os estudos.

Além de renovar o material escolar, o que já deixa as crianças mais animadas, diga que vai ser muito legal rever os amigos da escola. Rever os professores preferidos e aprender coisas novas e interessantes podem ser outros incentivos.

Ou seja, nesse momento, é importante que os pais se lembrem de todas as atividades e os momentos que os filhos mais gostam na escola. Mostre que aprender pode ser muito divertido!

Gostou das dicas?
Então encaminhe para que mais pais saibam como facilitar a retomada das aulas da criançada!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *