Lojas Wessel – Escritório | Escolar | Papelaria | Livraria

Além da árvore de Natal, a guirlanda é um item muito presente nesta época do ano. Mas você sabe o que ela significa? Neste texto vamos trazer algumas curiosidades sobre a guirlanda e também algumas inspirações para você escolher a sua.

Temos registros de que as guirlandas são utilizadas desde antes do cristianismo. Nesse período, elas eram feitas de galhos secos entrelaçados com folhas e flores sendo colocadas nas portas das casas buscando dar boas-vindas aos Deuses. Geralmente eram feitas com ramos de pinheiros, azevinhos, heras ou de outras árvores e plantas consideradas poderosas visto que eram consideradas sagradas.

Os Romanos enrolavam ramos verdes em uma coroa, para eles oferecer um ramo verde significava um voto de saúde. Assim, expor as coroas nas portas favorecia a saúde de todas as pessoas da casa.

Também povos antigos que habitavam regiões em que o frio era intenso, guardavam as folhas e as mantinham como um símbolo de preservação da vida durante o inverno gelado. Elas eram feitas em forma de círculo para representar o movimento solar, esperando um novo ciclo em que novas folhas viriam.

Com o advento do Cristianismo, passou-se a utilizar com maior frequência no período que antecede o Natal. Normalmente a guirlanda é pendurada na porta, ela é um símbolo que representa sorte, assim, ali pendurada é vista como um convite para o espírito natalino entrar em casa.

Além disso, se acredita que ela possa representar a coroa usada por Cristo ao ser crucificado, visto que as folhas representam os espinhos e os frutos vermelhos, as gotas de sangue.

Com o passar dos anos, as guirlandas de Natal ganharam novos estilos, modelos como guirlandas de doces, guirlandas lúdicas, rústicas, enfim, uma infinidade de modelos. Mas hoje, percebemos que ela não é mais somente um item de decoração natalina, vemos cada vez mais que as guirlandas estão presentes nas portas o ano todo. Isto porque existem crenças nas quais elas representam paz, prosperidade e recomeço. Que tal escolher a sua guirlanda e deixar o espírito natalino entrar na sua casa?