Dia do doador de sangue – Você é o tipo certo de alguém!

0

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado no dia 14 de junho.E  foi criado para conscientizar sobre a importância das doações e para agradecer aos doadores.

Apesar da ciência ter avançado em várias áreas, ainda não foi descoberto um substituto para o sangue humano. O sangue e os hemocomponentes são essenciais para o manejo adequado de hemorragias relacionadas à gravidez e ao parto; crianças que sofrem com anemia grave por malária e desnutrição. Pacientes com doenças do sangue e da medula óssea, doenças genéticas e condições de imunodeficiência. Vítimas de traumas, emergências, desastres e acidentes, bem como pacientes submetidos a procedimentos médicos e cirúrgicos avançados.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 5% da população seja doador de sangue regular para que os estoques dos hemocentros possam atender confortavelmente as necessidades da população. No entanto, estima-se que apenas de 2% a 2,5% da população brasileira seja doadora. Dessa forma, quando alguém precisa realizar uma transfusão de sangue, o único caminho possível é contar com o gesto solidário das pessoas.

Para ser um doador a você deve:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
  • Ter peso mínimo de 50 kg;
  • Estar descansado: ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h;
  • Estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 4h anteriores à doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12h antes de doar sangue;
  • Homens: 60 dias entre as doações, respeitando o limite máximo de 4 doações no período de 12 meses;
  • Mulheres: 90 dias entre as doações, respeitando o limite máximo de 3 doações no período de 12 meses.

É necessário apresentar um documento de identificação com foto.


Deixe seu Comentário.