Lojas Wessel – Escritório | Escolar | Papelaria | Livraria

Quanto antes estimularmos o contato das crianças com os livros melhor. À medida que vão crescendo, o livro torna-se algo familiar, que a acompanhou no crescimento e tanto mais chances dessa criança se tornar um leitor nós teremos.

É muito importante estarmos atentos ao tipo de livro que vamos apresentar para a criança, pois cada fase possui características diferentes, com isso as necessidades e a maneira como se apresentam os materiais também. Esperamos que após ler este texto, se torne mais fácil a escolha dos livros para os seus pequenos.

Para crianças menores de 1 ano, as melhores opções inicialmente são aquelas laváveis. Livros de tecido ou mesmo de banho são excelentes opções. As crianças podem brincar com os livros na hora do banho, também podem morder, puxar e até babar e nada acontecerá ao livro. É importante que sejam livros coloridos, preferencialmente que tenham as cores primárias, pois são as primeiras que as crianças passam a reconhecer.

Estes livros não precisam ter histórias, podem ter apenas imagens. Você pode ler a história ou falar os nomes dos objetos/figuras que estão desenhados no livro. Deixe a criança explorar. É importante deixar os livros de maneira que a criança possa ter acesso a ele livremente.

Quando a criança já consegue sentar, é importante apresentar livros com texturas, sons para que ela explore. Antes da leitura, precisamos estimular os sentidos das crianças e o livro é um ótimo auxiliar para isso. Também observar que este livro deve ter as páginas grossas e rígidas, para que aos poucos a criança possa virar as páginas sozinha.

Ler para a criança sempre é um estímulo, ter um momento de “leitura” em que você e a criança interagem com um livro, também é muito rico. Como dito anteriormente, estar em contato com o livro rotineiramente faz com que ele se torne uma figura normal na rotina da criança e com isso facilite a sua empatia pela leitura quando for maior.

Para conhecer nossas opções: https://www.lojaswessel.com.br/livros/bebes?&utmi_p=_livros&utmi_pc=Navegador+de+Departamento&utmi_cp=Beb%c3%aas