Lojas Wessel – Escritório | Escolar | Papelaria | Livraria

Você já participou de algum evento alusivo ao St. Patrick’s Day? Essa comemoração irlandesa ganhou o mundo e, hoje, acontece em diversos lugares do Brasil, sempre com muita cerveja e adereços verdes, a cor oficial da celebração. Mas como essa tradição surgiu e o que é típico nela? Ao longo desse texto, vamos apresentar vários fatos e curiosidades sobre essa data. 😉

O que é St. Patrick’s Day? 🤔

O St. Patrick’s Day é uma festa que acontece no dia 17 de março, data em que se lembra o aniversário de morte de São Patrício, o padroeiro da Irlanda, como citado anteriormente, país de origem desta celebração.

As festas do Dia de São Patrício, por incrível que pareça, começaram na Grã-Bretanha, chegando mais tarde à Irlanda.

Isso porque São Patrício, o símbolo irlandês, nasceu no século IV, em Banwen, País de Gales, onde viveu até seus 16 anos, com crenças e costumes pagãos.

O que mudou o seu destino foi o fato de ter sido raptado por piratas e vendido como escravo à Irlanda, onde viveu em cativeiro por 6 anos, quando começou a se aproximar da religião católica.

Patrício, porém, conseguiu fugir da prisão e voltar à Grã-Bretanha, onde estudou por 12 anos em um mosteiro e acabou se tornando um bispo católico em 432.

Sentindo um chamado divino para retornar à Irlanda e livrar o país do paganismo celta, Patrício voltou ao país que o prendeu para evangelizar os povos à doutrina católica, sendo missionário por 30 anos até se mudar para o Condado de Down, onde faleceu em 17 de março de 461.

A criação do feriado de St. Patrick’s Day

O Dia de São Patrício surgiu em 1903 como uma comemoração religiosa da vida do santo, comemorado sempre no dia 17 de março, aniversário da sua morte, porém, a data sempre caía em meio à quaresma, período de restrições comportamentais dos fiéis católicos.

Para que a celebração não fosse ofuscada pelos sacrifícios da quaresma, a Igreja Católica suspendeu essas restrições na data, fazendo com que ela se tornasse um momento do povo irlandês comemorar com comida farta, músicas, festas e bebidas.

Mas a celebração como se conhece hoje ainda demoraria a acontecer, pois os tradicionais pubs não abriam nesse feriado, e só foram participar ativamente dessa festa em 1970, muito estimulados pelas cervejarias locais.

Quais são os símbolos da comemoração de St. Patrick’s Day
Além da cor verde, existem alguns símbolos que se repetem ao longo da festa de St. Patrick’s Day:

  • O trevo de três folhas
    A planta já era considerada pelos povos nativos irlandeses (celtas) como um símbolo de boa sorte, por isso, reza a lenda que, para conseguir explicar a Santíssima Trindade aos pagãos, São Patrício usou o trevo como uma metáfora, em que Deus seria como o trevo de três folhas: uma unidade que se divide em Pai, Filho e Espírito Santo.
  • A cruz celta
    Para conseguir converter os povos celtas em católicos, Patrício precisou adotar a estratégia de adaptar símbolos, foi assim que a transição da religião aconteceu de maneira amistosa. São Patrício teria unido a cruz católica à cruz solar (de origem irlandesa) para criar a cruz celta, usada até hoje na festa de St. Patrick’s Day.
  • Os Leprechauns
    Na cultura celta, de onde surgiu o povo irlandês, os Leprechauns são uma espécie de duendes bem humorados que consertavam os sapatos das fadas. Nas festas de São Patrício eles são resgatados como forma de relembrar a origem do povo irlandês.

E aí, você sabia dessas informações? 😁
Então compartilha esse texto com teus amigos para eles também conhecerem a origem dessa festa!