Lojas Wessel – Escritório | Escolar | Papelaria | Livraria

Existem vários tipos de taças e copos, que se diferenciam com relação ao formato, tamanho e material. Essas características influenciam na experiência com a bebida, ou seja, o momento de apreciação dos aromas e sabores.

As diferenças entre vidro e cristal

Na hora de escolher taças e copos, dê preferência às peças fabricadas com cristal. Esse material é superior ao vidro porque não deixa a bebida esquentar com facilidade e mantém a sofisticação da mesa posta.

O vidro e o cristal são bem parecidos esteticamente, mas possuem diferenças na composição. O cristal sai na frente em termos de qualidade porque contém chumbo, uma substância que torna o utensílio mais leve e sonoro.

Diferente do vidro, o cristal não prejudica as características olfativas da bebida, portanto, favorece o momento da apreciação.

Tipos de taças

Descubra a seguir qual é o melhor modelo de taça para cada tipo de bebida:

Taça de água

A taça de água é sempre a maior. Ela é usada apenas com a finalidade de tornar a refeição mais sofisticada, ou seja, não tem o papel de intensificar sabores.

Taça de água

Taça de vinho tinto

Esse tipo de vinho pede uma taça com bojo maior, pois assim a bebida libera mais aroma e sabor. Entre os modelos mais usados para servir esse tipo de bebida, vale destacar a Bordeaux e Borgonha.

Preencha a taça Bordeaux ou Borgonha com vinho tinto, completando até a metade. Essa quantidade melhora o momento da apreciação.

Taça de Vinho Tinto

Taça de vinho branco

Em comparação com a taça de vinho tinto, a taça de vinho branco é menos longa e com bojo menor. Assim, a bebida permanece gelada e saborosa por mais tempo.

Outra característica marcante da peça é a boca estreita, que preserva a doçura e a acidez.

Na hora de servir o vinho branco, coloque a menor quantidade possível na taça. Desse modo, a bebida não esquenta com tanta facilidade.

Taça de Vinho Branco

Taça de Vinho do Porto

A taça ideal para Vinho do Porto é uma versão menor da taça de vinho tinto. O bojo amplo favorece o contato com o oxigênio e intensifica o sabor. Assim como o licor, essa bebida deve ser servida em pequenas doses.

Taça de Vinho do Porto

Taça para vinho rosé

Os vinhos rosados pedem uma taça um pouco menor do que o modelo para vinho branco, mas com o bojo grande, semelhante ao da peça que serve vinho tinto. Esse desenho preserva a doçura e acentua a acidez.

Taça de Vinho Rosé

Taça de cerveja

A cerveja tipo pilsen pode ser servida em taça, desde que você conte com o modelo tulipa em casa. O desenho favorece a formação do colarinho cremoso e intensifica o aroma da bebida.

Taça de Cerveja

Taça de espumante

A taça de champagne ou espumante é alongada, fina e com boca estreita. O desenho preserva a bebida gelada e as borbulhas.

Antigamente, o champagne era servido em uma taça baixa e larga. Contudo, descobriu-se que esse formato amplo prejudica as borbulhas e faz o aroma desaparecer rapidamente. Assim, o formato foi repensado e se transformou totalmente.

Taça de Champagne/Espumante

Taça de Martini

A temperatura da mão pode aquecer o coquetel e alterar o momento de apreciação do drink, por isso a taça tem uma haste longa. O formato triangular do copo deixa o coquetel mais charmoso.

Taça de Martini

Taça de licor

Com porte médio, a taça de licor tem um formato diferenciado, que favorece o consumo da bebida doce em pequenos goles. Você pode servir essa bebida acompanhada de algum aperitivo, como é o caso de um bombom.

Taça de Licor

Taça de conhaque

O modelo tem corpo largo, o que melhora o contato da bebida com o oxigênio e deixa o aroma aflorar. Já a haste é menor do que a taça de vinho, pois não há uma preocupação de preservar a temperatura gelada. Aliás, no caso do conhaque, o calor das mãos favorece a liberação de sabores e aromas.

Taça de Conhaque

Taça Irish Coffee

A taça é usada para servir o clássico drink Irish Coffee, que leva café, uísque irlandês, açúcar e chantilly. Contudo, ela também é uma boa escolha para apreciar qualquer tipo de bebida quente, como cappuccino e latte macchiato.

A peça tem uma haste pequena que preserva o calor e uma pequena alça lateral que não deixa queimar as mãos ao saborear o líquido quente.

Taça Irish Coffee

Taça de margarita

A margarita, também chamada de coupette, é um coquetel feito com licor, suco de limão e tequila. A taça usada para servir o drink tem um corpo dividido em duas partes: uma mais larga, que leva sal na borda, e outra mais estreita. Esse desenho é perfeito para servir coquetéis bem gelados.

Taça de Margarita

Tipos de copo

Agora aprenda a reconhecer e distinguir os modelos de copo:

Copo cachaça

O copo de cachaça mais se parece com um mini copo americano. Ele comporta de 45 a 60 ml.

Copo de Cachaça

Copo shot

É um copinho muito utilizado para tomar pequenas doses de bebidas destiladas, como é o caso da tequila e do rum.

Copo de Shot

Copo on the rocks

Também conhecido como copo de uísque, essa peça comporta a bebida e algumas pedras de gelo. É uma boa escolha para servir outros drinks que levam muito gelo na preparação, como caipirinha e batidas.

Copo On The Rocks ou Copo de Uísque

Copo Old Fashion

Assim como o On The Rocks, o Old Fashion tem boca larga, o que favorece a preparação de bebidas com pedras de gelo. Já o fundo com vidro grosso é um trunfo para evitar o aquecimento do líquido. O copo pode ser usado para servir caipirinha e drinks que levam frutas.

Copo Old Fashion

Copo Long Drink

Usado para preparar coquetéis que levam suco e refrigerante, esse modelo é bem alto e fino. Com formato alongado, fica fácil comportar várias pedras de gelo.

Copo Long Drink

Copo de Suco

É um copo parecido com o Long Drink, só que um pouco mais baixo e largo.

Copo de Suco

Copo Weizen

Por ser bem alto, esse copo comporta 500 ml de bebida. O desenho favorece a visualização das cores de uma cerveja feita com trigo.

Copo Weizen

Copo Pokal

Esse modelo de copo é usado para apreciar qualquer tipo de cerveja. Ele possui o corpo amplo e a borda mais estreita, uma característica que preserva o sabor.

Copo Pokal

Copo de Chopp

Também chamado de tulipa, é muito usado para apreciar chopp. Tem boca larga e corpo alongado, características que melhoram a apreciação da bebida.

Copo de Chopp ou Tulipa

Copo Pilsen

Com formato cônico, alongado e boca larga, esse modelo de copo é especialmente usado para saborear cervejas do tipo pilsen.

Copo Pilsen